Quinta do Covelo

Quinta do Covelo - Origens

A Casa do Covelo pertence a esta freguesia e situa-se a meia encosta virada a Oeste, sobranceira ao último troço do rio Paiva cuja foz se adivinha. Encontram-se referências à Quinta do Covelo, Capela da Nª Sra. do Desterro nela integrada e aos seus proprietários desde há vários séculos.

Nas Memórias Paroquiais de 1758, assinadas pelo Abade António da Rocha Rebelo, referencia-se a Casa do Covelo, Capela da Sra. do Desterro, seu então proprietário e ilustres antepassados desde o reinado de D. Sebastião, enquanto que na resposta ao inquérito de 1788 o Pároco de Fornos, Luís Antunes, acrescenta pormenores da dita Capela, seus pertences e "fábrica".

Casa e Capela encontram-se actualmente restauradas e são enquadradas pelos cerca de 9 hectares da propriedade, parte dos quais vinhedos de castas recomendadas para a sub-região de Paiva da Região Demarcada dos Vinhos Verdes, respeitando as melhores técnicas de implantação e de exploração em ordem à obtenção de vinhos de qualidade, cumprindo, no entanto, critérios severos de protecção ambiental, nomeadamente no que concerne aos produtos utilizados nos tratamentos fito sanitários.

Desde há muito que é reconhecido o valor económico dos vinhos da Quinta do Covelo, embora só a partir de 2002 se tenha iniciado a sua comercialização sob a marca Saramagosa. Provenientes das suas uvas e nela vinificados e engarrafados, a comprovada qualidade dos vinhos verdes Saramagosa é o resultado da restruturação das vinhas levada a cabo desde há uma dezena de anos, da modernização das suas adegas e, principalmente, Assessoria Técnica de excelente qualidade assegurada pela equipa do Sr. Eng. Jorge Sousa Pinto, que orienta o ciclo de produção e de vinificação.

Sendo actualmente o vinho o seu único produto comercializado, a Quinta do Covelo foi, na primeira metade do século passado, referência incontornável também para compotas de fabrico artesanal, em termos de qualidade, acondicionamento e apresentação, como o demonstram as notícias sobre as técnicas utilizadas e as embalagens de vidro e os rótulos de excepcional qualidade gráfica que conservamos.

Saramagosa - Verde Tinto

A sub-região de Paiva, revela-se cada vez mais, impar na produção de vinhos, também eles impares se estivermos a falar de vinhos verdes tintos.

Nascido em encosta de exposição privilegiada, o vinho Verde Tinto Saramagosa encerra em si toda a potencialidade de uma Região, e a arte de bem fazer vinho. Elaborado com base na casta vinhão, conjuga o saber acumulado de gerações anteriores com as mais modernas técnicas de vinificação de hoje em dia. De cor vermelha intensa, muito fechado, revela no nariz, aromas jovens a frutos vermelhos e alguns silvestres. Na boca é cheio, pleno no seu vigor e intensidade, macio, de taninos bem presentes mas domados, apresenta um final de boca, limpo e muito persistente.

Saramagosa - Verde Branco

Após uma cuidada escolha das melhores uvas, plantadas em suaves encostas, a olhar para o rio, nasce na sub-região do Paiva o Vinho Verde Saramagosa Branco. A exposição privilegiada das vinhas permite obter as melhores maturações das uvas, resultando num vinho, citrino na cor, com nariz muito limpo e intenso a fruto de árvore bem maduro, por vezes algo tropical, com uma acidez muito baixa e um teor álcool em perfeito equilíbrio, resultando um conjunto harmonioso e intenso.

Ao consumir o vinho verde branco saramagosa, está a beber um saber acumulado de gerações e permitir a futuras gerações a aplicação de novos conhecimentos na enologia.

Comentários

Limpo cor vermelha viva, com espuma da mesma cor. Aroma intenso, primário a uva, fresco e jovem boca elegante, sem rudeza, saboroso, macio, com taninos, bem domados e colocados, capazes de formar o par ideal com a gastronomia regional e não só.

Sem acidez, um belo verde tinto para beber já, mesmo pela noite dentro, com os amigos ou na companhia de um arroz de cabidela ou um galo em vinho tinto confeccionado com o próprio vinho. E a ouvir os blues de B.B King…

Contactos

Quinta do Covelo
Fornos - Castelo de Paiva
tel: 22.3704321 | tlm: 93.6962911 
info@saramagosa.com